LEAP Brasil

Na rota do desenvolvimento do Brasil

Iniciativa do Governo Federal que seleciona estudantes para as instituições de ensino superior federais e estaduais de todo o Brasil

O Sistema de Seleção Unificada, comumente chamada por sua abreviatura SiSU, se trata de uma iniciativa do Governo Federal que tem por objetivo selecionar estudantes para as instituições de ensino superior federais e estaduais de todo o Brasil.

O programa teve sua primeira edição no ano de 2010 e utiliza o Enem como critério de aprovação para os cursos superiores oferecidos, levando em conta que cada universidade escolhe o modo que irá utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para seu processo de seleção. O mais interessante deste processo é que, faz com que os estudantes tenham de forma facilitada, acesso as principais universidades federais, tornando o ensino algo muito mais igualitário e acessível.

Isso acontece porque cada universidade tem suas próprias políticas e diretrizes, o que acaba fazendo com que utilizem de diferentes critérios de seleção para seus cursos. O programa acontece duas vezes ao ano, sendo para seleção no primeiro semestre e segundo semestre, respectivamente. Para o segundo semestre de 2018 participaram do programa 48 instituições de ensino superior espalhadas por todo o Brasil, sendo 19 universidades federais, 4 estaduais, 23 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 2 são centros federais de educação tecnológica.

O SiSu é sem dúvidas um programa que visa a democratização do ensino superior no Brasil, levando em conta que tem como principal objetivo tornar o ensino superior público acessível para todos. Para os candidatos, uma boa dica é escolher o curso de interesse e começar a se programar para as inscrições, procurando as instituições que oferecem tal curso.

Para efetuar a inscrição Sisu 2020 para participar do programa, basta ter em mãos o número de inscrição do Exame Nacional de Ensino Médio. Antes de tudo, pesquise as notas que conseguiu no Enem 2018 (sim, a nota do Enem do ano anterior é que é levada em conta para o Sisu de 2020), pois com ela será possível se inscrever nos cursos em que sua nota é compatível com a nota de corte.

As datas de inscrição para o processo seletivo para o ano de 2020 se encerraram e já temos a lista de nomes que conseguiram a sua tão sonhada vaga no ensino superior. Para saber quem conseguiu a vaga nas universidades, acesse o site www.sisu.mec.gov.br de forma gratuita e veja a relação de nomes. Vale lembrar que ainda temos a segunda chamada que não tem data definida para acontecer.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.