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Cartão PIS: Como fazer, emitir 2ª via

Cartão PIS: Como fazer, emitir 2ª via

O Cartão PIS, também conhecido como Cartão Cidadão, tem como intuito facilitar o seu acesso aos serviços e benefícios sociais e trabalhistas. Ele pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela CAIXA, presentes em todas as cidades do país.

Você tem o Cartão Cidadão? Neste post, vamos mostrar como solicitar seu cartão e usufruir de seus benefícios.

Continue lendo e saiba tudo que você precisa sobre o Cartão PIS.

  • Como fazer Cartão Cidadão;
  • Como consultar FGTS;

Quem tem direito?

O Cartão Cidadão é para você que possui FGTS, rendimentos do PIS 2022, Abono Salarial ou que esteja recebendo parcelas do Seguro-desemprego.

Com ele, você garante mais segurança e agilidade no processo de pagamento dos benefícios sociais, como consultar seu saldo ou extrato de FGTS e saldo ou rendimentos do PIS.

Quem tem direito ao Abono Salarial e ao Seguro-desemprego, é de fundamental importância ter o Cartão Cidadão, pois esses serviços podem ser feitos diretamente no site da CAIXA. Porém, ter o cartão PIS facilita muito na hora de efetuar o saque desses benefícios.

Para cidadão que não possuem benefício a receber, pagos pela rede de atendimento da CAIXA, não será possível solicitar o Cartão Cidadão.

Como emitir o Cartão PIS

Se você possui algum benefício social ou trabalhista para receber e ainda não tem o Cartão Cidadão, solicite pelo telefone 0800-726-0207 ou em qualquer Agência da CAIXA.

Para que o atendimento seja mais rápido tenha em mãos o número do seu NIS, que pode ser encontrado na sua carteira de trabalho ou em uma agência da CAIXA.

Existem duas formas simples de solicitar o cartão cidadão. A primeira é ligar para o número 0800-726-0207 e seguir os passos solicitados pelo atendente virtual.

A outra maneira é ir direto a uma agência da Caixa e pedir a senha de atendimento para solicitar seu cartão do cidadão.

Você também irá necessitar de um dos seguintes documentos:

  • RG
  • Carteira de Habilitação
  • Carteira de Trabalho
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento

Depois de fazer o cadastro o seu cartão vai demorar em torno de 15 dias para ser entregue, depois disso você deverá cadastrar a sua senha do cartão.

Seu cartão será entregue no endereço que você cadastrou. Caso ele não chegue no seu endereço até a data sugerida, você pode ir até a agência Caixa de sua cidade com um documento de identificação para retirar seu cartão. Os documentos que podem ser apresentados são:

  • RG
  • CNH
  • Carteira Trabalho
  • Identidade Militar
  • Carteira de Identidade de Estrangeiros emitida pelo Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal
  • Passaporte

Como tirar a segunda via do cartão pela a internet

O cartão cidadão não pode ser emitido pela a internet, mas após a sua aquisição, você consegue realizar consultas pela a internet, inclusive o saldo e o extrato.

Em caso de roubo, furto ou perda do seu cartão entre em contato através da central de atendimento 0800 726 0207, a ligação é inteiramente gratuita e através dela você pode solicitar a segunda via do seu cartão.

Com isso, você precisa ter em mãos o número do seu NIS/PIS e os dados pessoais para confirmação de dados.

Após a solicitação, assim como na emissão, o cartão chega na sua residência ou na agência mais próxima.

Para poder utilizar novamente seu cartão você deverá comparecer a qualquer agência da Caixa Econômica Federal para cadastrar a nova senha de acesso.

Solicite seu cartão PIS

O cartão cidadão é muito importante para todos que trabalham ou trabalharam em regime CLT. Não deixe de emitir seu Cartão PIS para utilizá-lo sempre que necessário.

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